Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
O Grupo de CONGÁ de danças tradicionais, foi criado em 1983 e tem sua história ligada à ascensão das artes cênicas e das manifestações populares mineiras. É conhecido nacional e internacionalmente, por sua atuação na expressão artística das tradições relacionadas aos cânticos, danças e músicas folclóricas. Seu nome foi inspirado na palavra "Congo", uma homenagem às Irmandades do Rosário vivamente presentes na cultura e religiosidade mineira. Através do trabalho do coreógrafo Jarbas Cardoso, ele rompeu limites, ampliando as possibilidades da arte coreográfica, dando formas de dramaturgia e expressividade, antes desconhecidas na dança folclórica. Suas danças são de intensa beleza, transmitindo a essência da nossa cultura, uma proposta que busca unir criatividade coreográfica e extenso trabalho de pesquisa. Sua importância, em meio às Artes Cênicas e às Manifestações Populares, fez do CONGÁ um dos maiores grupos de referência em pesquisas sobre o Folclore mineiro.

terça-feira, 6 de abril de 2010

FOLCLORE



             Definição de FOLCLORE: s.m. Conjunto das tradições, lendas, canções, costumes populares de um país. Ling. inform. Manifestação pitoresca; fato ou história inverídicos.

O estudo do folclore e sua importância vem sendo descrito desde a antigüidade, realçando o valor dos mitos, lendas e costumes de um povo. Na Grécia, as obras e eventos de EVÉMERO E PAUSÂNIAS já versavam temas de folclore. Mas, foi a partir do séc. XIX, quando o romantismo realçou a importância dos temas folclóricos, que William Jonh publicou, na revista Athenacum, sugerindo que essas antigüidades populares fossem denominadas pela composição de duas raízes saxônicas: Folk (povo) e Lore (sabedoria). A partir daí os estudos, as pesquisas, as indagações e as projeções do folclore começaram a interessar ao mundo científico de todos os países.

No Brasil, os estudos de folclore começaram com o interesse literário nas obras de Celso Magalhães (1849-76) e José de Alencar (1829-77), mas foi João Ribeiro (1860-1934) que, além de nos dar um largo conceito de folclore (ciência ou saber popular, um enciclopedismo inculto), incluiu-o no campo da psicologia dos povos, das suas idéias e sentimentos comuns do seu inconsciente, feito e refeito secularmente. Os vários ensaios de João Ribeiro estimularam as investigações das origens, dos caminhos difusores e da antropologia cultural, saindo do âmbito puramente histórico dos costumes. 

O folclore faz parte da antropologia. O campo de estudo dos folcloristas é bem vasto: lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, crendices, jogos, poesias e demais práticas populares. São elas transmitidas de geração a geração, oralmente ou por ensinamentos práticos, sem influência da educação oficial. O fenômeno folclórico foi, desde cedo, identificado como tradicional, anônimo e popular, com predominância geral da oralidade, ou seja, da transmissão direta de pessoa para pessoa, pelo exemplo, pela participação e pela proximidade.

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. 

          Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação.


        O "Parafolclore"  tem na forma didática e erudita a função de organizar o registro de toda manisfestação folclórica. Os grupos parafolclóricos ou de "projeção folclórica" transportam o conhecimento oral para o palco, por meio do "espetáculo". Alguns pesquisadores acreditam que a projeção folclórica possa contribuir para com o resgate de tradições populares que se perdem, ao longo da história, ainda que readaptadas e/ou estilizadas.

por Janice Pires


Um comentário:

  1. Vídeos sobre o Grupo Congá podem ser visto no youtube, com as seguintes buscas:
    http://www.youtube.com/results?search_query=janicesanna&aq=f
    ou então: janicesanna
    ou ainda: grupo Congá 1 ; grupo Congá 2 ; grupo Congá 3.
    Luiz Trópia.

    ResponderExcluir